Irã nega tentar deter petroleiro britânico no golfo Pérsico

© AFP 2023 / STRNavio militar iraniano fragata Alvand e navio de reabastecimento Bushehr (imagem de arquivo)
Navio militar iraniano fragata Alvand e navio de reabastecimento Bushehr (imagem de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Irã rejeitou as alegações de que militares iranianos teriam tentado parar um petroleiro britânico no golfo Pérsico nesta quinta-feira (11), informa mídia.

A agência de notícias Fars comunicou que a Guarda Revolucionária negou os relatos de que os seus barcos-patrulha teriam tentado parar o petroleiro britânico no estreito de Ormuz.

Um navio da Marinha Real britânica escoltou o petroleiro British Heritage no estreito de Ormuz após relatos de que vários barcos militares iranianos tinham se aproximado do navio.

De acordo com informações, os navios iranianos teriam desistido da abordagem após receberem um aviso da fragata HMS Montrose, da Marinha Real britânica, que acompanhava o petroleiro.

O governo do Reino Unido, entretanto, instou Teerã a diminuir as tensões entre os dois países.

Um funcionário do Departamento de Defesa dos EUA afirmou que cinco navios militares, supostamente pertencentes às Forças Armadas do Irã, tentaram parar o petroleiro britânico, enquanto Londres menciona apenas três navios.

Tensões exacerbadas

Ao comentar o incidente, o presidente do Irã, Hassan Rouhani, zombou do Reino Unido dizendo que os navios britânicos não precisariam ser escoltados pela Marinha Real se a Grã-Bretanha não tivesse colocado em risco a segurança da navegação ao apreender recentemente um navio-tanque iraniano.

As tensões entre Teerã e Londres aumentaram recentemente, depois que o governo do território britânico ultramarino de Gibraltar deteve um petroleiro iraniano supostamente carregando petróleo para a Síria e alegou que Teerã havia violado as sanções da União Europeia contra Damasco.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала