A emenda, incluída na Lei de Autorização de Defesa Nacional de 733 bilhões de dólares, foi votada a favor por 251 legisladores e contra 170, segundo o jornal USA Today.
"Nenhum fundo federal pode ser usado para qualquer uso de força militar dentro ou contra o Irã, a menos que o Congresso tenha declarado guerra ou promulgado uma autorização estatutária específica para tal uso de força militar ", diz a emenda proposta pelos representantes Matt Gaetz do Partido Republicano e Ro Khanna do Partido Democrata.
A medida foi comemorada por organizações não-governamentais que se opõem a uma escalada da guerra com o Irã.
"Somos gratos que os membros da Câmara dos Representantes deram esse passo importante, que deve ser incluído no texto final da autorização de gastos com defesa. O Congresso deve continuar usando todos os instrumentos à sua disposição para bloquear definitivamente a marcha em direção à guerra. Presidente] Donald Trump e [Conselheiro Nacional de Segurança] John Bolton ", diz um comunicado conjunto assinado por diversas organizações.
No mês passado, Washington estava prestes a lançar um bombardeio contra o Irã depois que Teerã derrubou um avião militar dos EUA.