Segundo uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (10), mais de 60% dos veteranos norte-americanos entrevistados afirmaram que a guerra do Iraque não valeu a pena, considerando os custos para os EUA.
O mesmo afirmaram 62% da população. A guerra do Afeganistão foi reprovada por 59% da população, tanto civis quanto militares.
"Os veteranos que serviram no Iraque ou no Afeganistão não apoiam essas guerras mais do que aqueles que não serviram nessas guerras", afirma a pesquisa.
Entretanto, as opiniões variam consideravelmente por filiação partidária, ou seja, os veteranos republicanos apoiam mais as campanhas militares do que os ex-militares democratas.
Assim, 46% dos veteranos republicanos afirmam que a guerra no Afeganistão valeu a pena, contra 26% dos democratas.
Já quanto à campanha dos EUA na Síria, 42% dos veteranos afirmaram que se justificou, enquanto 55% discordam. Em relação aos civis, 58% da população acha que a guerra na Síria não valeu a pena.
"Entre os veteranos, esses pontos de vista são consistentes durante seu tempo de serviço e relativamente ao posto e experiência de combate. Os veteranos republicanos são consideravelmente mais propensos do que os democratas a confirmar que a campanha na Síria valeu a pena", aponta o estudo.
A pesquisa foi realizada entre maio e junho com base em entrevistas de 1.284 veteranos de guerra norte-americanos e 1.087 civis adultos.