Argélia venceu a partida contra Nigéria no último minuto neste domingo, por 2 a 1, e vai enfrentar a seleção do Senegal na final, a ser realizada no dia 19, em Cairo.
A comemoração dos argelinos tomou conta do centro de Paris, por volta das 23h no horário local. Os torcedores da Argélia inundaram o Champs Elysees, com muitos fogos de artifício e com pessoas subindo em carros.
Em certo momento, torcedores começaram a atirar garrafas, lixo e foguetes contra a polícia, que acompanhava os festejos. As forças de segurança responderam com gás lacrimogênio e balas borracha.
Milhares de pessoas ocuparam a área em torno do Arco do Triunfo e enfrentaram a polícia.
#SputnikPhotos | Des centaines d'#Algériens en liesse sur les #ChampsÉlysées pour fêter la qualification pour la finale de la #CAN2019
— Sputnik France (@sputnik_fr) 14 de julho de 2019
En savoir plus: https://t.co/3nAqp7sHWd#CAF2019 pic.twitter.com/UIM19QGAAF
A vitória da Argélia sobre a Costa do Marfim nas quartas-de-final, no dia 11 de julho, também provocou tumultos em Paris e outras cidades francesas, com dezenas de detidos e cerca de 20 policiais feridos.
Além disso, na cidade de Montpellier, uma mulher foi morta por um torcedor argelino de 21 anos de idade, que havia perdido o controle de seu veículo. Seu bebê, de um ano de idade, ficou gravemente ferido.