O modelo do submarino pequeno da classe Piranha P-750B com AIP foi apresentado pela primeira vez na exposição naval realizada em junho em São Petersburgo.
"O submarino pode ser armado com torpedos, minas e até mísseis de cruzeiro Kalibr, que são lançados horizontalmente debaixo d’água", disse em entrevista à Sputnik o construtor principal do escritório de engenharia Malakhit e chefe do projeto do submarino, Igor Karavaev.
Segundo ele, o submarino pode ser construído em várias versões, inclusive na versão de ataque com mísseis Kalibr, na de operações especiais com uma equipe de operações especiais a bordo e na qualidade de navio de minas, mantendo seu deslocamento padrão.
"Ele tem uma eclusa, o submarino pode desembarcar e receber discretamente a bordo equipes navais de operações especiais. A eclusa permite desembarcar do navio seis submarinistas simultaneamente por cada saída", disse Karavaev.
A vantagem principal da AIP é o aumento da furtividade do submarino, que obtém a possibilidade de permanecer debaixo d’água sem emergir à superfície para carregar baterias.