Ocupando o primeiro lugar da lista está o veículo de teste orbital não tripulado norte-americano Boeing X-37. A aeronave pode alcançar uma velocidade de até Mach 25 na atmosfera superior.
O primeiro voo de teste do aparelho foi realizado em abril de 2006, enquanto que os testes no espaço começaram em 2010, no entanto ele não foi produzido em série.
Entretanto, o especialista em aviação e editor-chefe da revista Arsenal Otechestva, Dmitry Drozdenko, explicou que o Boeing X-37 deveria ser excluído da lista por não se tratar de um avião militar, mas sim de uma nave espacial.
"[...] O Boeing X-37 é um drone orbital que não pode ser comparado aos caças. Ou seja, um drone espacial não realiza um voo ativo na atmosfera. Ele não decola, é lançado em um foguete [...]", ressalta.
Dessa forma, Dmitry Drozdenko considera que a aeronave mais veloz da lista é, sem dúvida alguma, o caça russo MiG-25. "Esse é o interceptor mais veloz que já existiu", afirma. Entretanto, o portal o coloca na segunda posição. O MiG-25 realizou seu primeiro voo em 1964. A aeronave pode alcançar uma velocidade de até Mach 3,2.
O caça permaneceu em serviço das Forças Armadas russas até 2013, porém ainda é utilizado por outras forças.
Ocupando a terceira posição está o caça norte-americano F-15E Strike Eagle, que pode alcançar uma velocidade de Mach 2,54.
Na quarta posição surge o MiG-31. Este caça russo, que voou pela primeira vez em 1975, pode atingir uma velocidade Mach 2,85.
Já o caça russo Su-27 finaliza o Top 5 da lista. O caça de quarta geração realizou seu primeiro voo em 1977. Em 1985, o caça foi integrado nas forças russas. O Su-27 pode atingir uma velocidade de Mach 2,2.
Para Dmitry Drozdenko, a aeronave mais veloz da lista é, sem dúvida alguma, o caça russo MiG-25. "Esse é o interceptor mais veloz que já existiu", afirmou.