Durante o encontro, o Brasil vai assumir a presidência pró-tempore (rotativa) do bloco sul-americano pelos próximos seis meses. Esta é a primeira participação de Bolsonaro em uma reunião de cúpula do grupo.
Acompanham o presidente na viagem os ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Paulo Guedes (Economia) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional).
Esta é a primeira reunião do bloco dos países sul-americanos após o anúncio do acordo comercial com a União Europeia.
O principal acordo que será assinado na cúpula desta quarta-feira é o que elimina a cobrança de roaming internacional de serviços de telecomunicações entre pessoas que residem nos países-membros do bloco.
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações, ainda não há previsão de quando a medida passará a valer. O fim da cobrança de roaming vai abranger serviços de voz (ligações em dispositivos fixos e móveis), envio de mensagens e dados, nome dado para os pacotes de acesso à internet.
Logo após a reunião de cúpula, o presidente da Argentina, Mauricio Macri, oferece almoço aos participantes do encontro. Às 15h30, Bolsonaro deixa Santa Fé com destino a Brasília. O desembarque na Base Aérea da capital federal está previsto para as 18h30.
Veja a agenda de Bolsonaro prevista para esta quarta-feira:
- 8h - partida de Brasília;
- 11h30 - chegada a Santa Fé;
- 12h05 - chegada ao centro de convenções de Santa Fé;
- 12h25 - assinatura do acordo para eliminação da cobrança de 'roaming' internacional no Mercosul;
- 12h30 - sessão plenária dos chefes de Estado do Mercosul;
- 13h30 - foto oficial;
- 13h45 - almoço dos chefes de Estado;
- 15h30 - retorno ao Brasil;
- 18h30 - chegada a Brasília.