"Apesar das reivindicações vazias de Trump, todos os drones pertencentes ao Irã que estavam realizando tarefas de reconhecimento e controle no golfo Pérsico e no estreito de Ormuz voltaram intactos às suas bases", disse Shekarchi, citado pela agência Tasnim.
We have not lost any drone in the Strait of Hormuz nor anywhere else. I am worried that USS Boxer has shot down their own UAS by mistake!
— Seyed Abbas Araghchi (@araghchi) 19 de julho de 2019
"Não perdemos nenhum drone no estreito de Ormuz nem em nenhum outro lugar. Estou preocupado que o USS Boxer tenha derrubado seu próprio VANT [Sistema Aéreo Não Tripulado] por engano", disse o vice-ministro das Relações Exteriores, Abbas Araghchi, no Twitter, referindo-se ao recente incidente.
A declaração vem depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou na quinta-feira (18), que um navio da Marinha dos EUA derrubou um drone iraniano no estreito de Ormuz, que havia ignorado suas advertências. Ao mesmo tempo, o ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, afirmou que o Irã não tem informações sobre a perda de qualquer drone.
Série de incidentes
As afirmações sobre o drone iraniano vêm em meio à escalada de tensões entre Washington e Teerã.
Vários petroleiros foram alegadamente atacados no Oriente Médio, pelo que os EUA e aliados apressaram-se a acusar a República Islâmica de organizar esses incidentes.
Após isso, a Guarda Revolucionária iraniana derrubou um avião americano não tripulado, dizendo que tinha violado o espaço aéreo iraniano. Os Estados Unidos estavam alegadamente prontos para empreender uma operação de retaliação contra o Irã, mas o presidente americano Donald Trump a cancelou minutos antes do seu início.