A aeronave é desenvolvida pela Embraer Defesa e Segurança e atuará em diversos cenários e em pistas não preparadas. Após o término da fase de testes, o KC-390 poderá realizar transporte de cargas e de tropas, lançamento de paraquedistas, reabastecimento em voo, apoio a missões humanitárias, combate a incêndios florestais, busca e salvamento e evacuação aeromédica.
O KC-390 possui autonomia de voo de 2.730 quilômetros de distância com a carga máxima. Sem carga, o avião pode percorrer 5.958 quilômetros de distância.
#ProjetosEstratégicos | Revista mostra a preparação da @portalfab para receber a aeronave multimissão KC-390. Fique por dentro: https://t.co/Sreza2iBLw pic.twitter.com/zZySX5uB6Z
— Ministério da Defesa (@DefesaGovBr) 20 de julho de 2019
Sua velocidade máxima é de 870 km/h.
Com 18,5 metros de comprimento, 3,45 metros de largura e 2,95 metros de altura reservados ao transporte de até 23 toneladas de cargas, o KC-390 pode transportar blindados, peças de artilharia, equipamentos de grandes dimensões, armamentos e até outras aeronaves.
Segundo a FAB, 28 unidades estão encomendadas para compor a frota. As duas primeiras serão entregues ainda este ano. Antes, porém, as unidades passam por uma inspeção, para garantir que seus equipamentos estão aptos ao pleno funcionamento, informou Agência Brasil.