De acordo com as informações apresentadas no site do governo venezuelano, esta é uma aeronave de exploração e inteligência radioeletrônica tipo EP-3E ARIES II que entrou no espaço aéreo venezuelano.
🛑ALERTA| #CEOFANB Sistema de Defensa Aeroespacial del CODAI detectó e interceptó aeronave EE.UU. EP-3E de inteligencia y exploración radio electrónica en nuestra región de información de vuelo Maiquetia, violando Tratados Aéreos Internacionales en franca provocación a la RBV. pic.twitter.com/vywRdoQnUL
— A/J REMIGIO CEBALLOS (@CeballosIchaso) 20 de julho de 2019
ALERTA Sistema de Defesa Aeroespacial CODAI detectou e interceptou aeronave estadunidense EP-3E de inteligência e exploração radioeletrônica na nossa região de informação de voo Maiquetia, violando Tratados Aéreos Internacionais em franca provocação à Venezuela
De acordo com o ministro da Defesa venezuelano, Vladimir Padrino López, o avião norte-americano entrou no espaço aéreo venezuelano "sem relatório de frequência aeronáutica [...] constituindo um risco aeronáutico para outras aeronaves".
Além disso, durante uma cerimônia televisionada o ministro explicou que "coisas assim acontecem quase todos os dias" nos mares e céus venezuelanos.