O novo peixe macho, que mede pouco mais de 14 centímetros de comprimento, foi encontrado pela primeira vez no golfo do México em 2010.
A característica mais marcante do animal é ter uma espécie de pequenas bolsas localizadas perto das barbatanas dorsais que expelem um líquido brilhante que serve para se esconder de suas presas ou predadores, de acordo com o artigo pulicado na revista Zootaxa.
A publicação também destaca que, até agora, só se conhecia um outro exemplar desta espécie. Trata-se de um pequeno tubarão fêmea de 40 centímetros descoberto em 1979 no Pacífico Sul, ao largo da costa do Peru, que faz parte da coleção do Museu Zoológico de São Petersburgo, na Rússia.
O tubarão de bolso americano foi observado pela primeira vez em uma coleção científica de outros peixes pelo biólogo Mark Grace, do Serviço Nacional de Pesca Marinha dos EUA, que fez parceria com professores da Universidade de Tulane de Nova Orleans (EUA).
"Na história da ciência da pesca, foram capturados ou reportados apenas dois tubarões de bolso […] Ambos são espécies separadas, cada um de oceanos separados. Ambos são extremamente raros", disse Grace.
"O fato de apenas um tubarão de bolso ter sido relatado no golfo do México, e de ser uma espécie nova, ressalta o pouco que sabemos sobre o golfo, principalmente sobre suas águas mais profundas, e quantas novas espécies adicionais dessas águas estão aguardando para serem descobertas", ressaltou Henry Bart, diretor do Instituto de Pesquisa em Biodiversidade da Universidade de Tulane.