Segundo o Ministério da Defesa da Turquia, a conclusão do 1º estágio de entregas dos sistemas da defesa antiaérea russos S-400 ocorreu em 25 de julho.
"As entregas do primeiro lote de componentes S-400 na Base Aérea de Murted em Ancara foram concluídas hoje. No âmbito deste fornecimento chegaram 30 aeronaves. Espera-se que o segundo lote também seja entregue em Ancara", diz o comunicado citado pela agência Anadolu.
O primeiro lote de componentes dos sistemas russos S-400 foi entregue à Turquia em 12 de julho, em conformidade com um contrato assinado entre os dois países.
Tensões entre Turquia e EUA
As muito esperadas entregas dos mais recentes sistemas de defesa antiaérea, que causaram uma crise nas relações da Turquia com os EUA, começaram em meados de julho.
Washington exigia o abandono do negócio e que em troca a Turquia comprasse os sistemas Patriot americanos, ameaçando atrasar ou mesmo cancelar a venda dos mais recentes caças F-35 à Turquia.
No entanto, Ancara recusou-se a fazer concessões. O contrato para o fornecimento de quatro divisões de S-400 por 2,5 bilhões de dólares foi concluído em 2017.