Oposição venezuelana aprova retorno ao tratado que permite pedir ajuda militar externa

© REUTERS / Carlos Garcia RawlinsLíder da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, em uma sessão ao ar livre em Caracas, Venezuela
Líder da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, em uma sessão ao ar livre em Caracas, Venezuela - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Parlamento venezuelano controlado pela oposição aprovou na terça-feira (23) a adesão do país ao Tratado Interamericano de Assistência Recíproca, o que lhe permitirá pedir ajuda militar externa.

A lei de adesão ao tratado de 1947 (do qual a Venezuela já tinha feito parte) foi aprovada em segunda leitura em uma sessão ao ar livre em Caracas. O vídeo da aprovação foi compartilhado pela Assembleia Nacional.

VÍDEO: Assembleia aprova em segunda leitura a Lei de Reincorporação ao Tratado Interamericano de Assistência Recíproca (TIAR) depois de uma moção de urgência solicitada pelo Presidente

A Venezuela e mais três países da América Latina haviam saído do tratado nos anos da Guerra Fria, mais de uma década atrás.

A sessão se realizou seis meses depois de o líder da Assembleia Nacional, Juan Guiado, ter se declarado presidente interino da Venezuela e logo sido apoiado pelos EUA e os seus aliados.

A Rússia, a China, a Turquia e outros poderes continuam apoiar o presidente Nicolas Maduro, que acusou Guiadó por ser uma marioneta dos EUA e estar empenhado em deixar entrar as tropas dos EUA no país.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала