A mídia indica que, segundo estimativas preliminares, a idade da descoberta é de pelo menos 66 milhões de anos. O achado único foi feito em 23 de julho, quando o menino, Zhang Yangzhe, da cidade de Heyuan, caminhava com a mãe, Li Xiaofang, perto da ponte sobre o rio Dongjiang.
No caminho, notaram um fóssil que lembrava um ovo de dinossauro, após o que relataram imediatamente a descoberta às autoridades locais. Como os especialistas mais tarde explicaram, a descoberta foi facilitada por uma inundação que causou a erosão do solo perto da ponte.
A mãe do menino disse que o filho, após frequentes visitas ao museu paleontológico local, sabia qual é a aparência dos ovos de dinossauro e, portanto, percebeu que não estava apenas olhando para uma pedra.
Achado inestimável
Como relatou mais tarde o diretor adjunto do Departamento de Investigação do Museu Paleontológico de Heyuan, Huang Zhitsing, quando ouviram a notícia correram para o local juntamente com a polícia.
Os especialistas conseguiram encontrar uma postura inteira de 11 ovos fossilizados com um diâmetro de cerca de 9 centímetros cada, segundo estimativas preliminares, os ovos pertencem ao período do Cretáceo.
Huang Zhitsin destacou que a composição do solo local e a água subterrânea fizeram com que os fósseis estejam perfeitamente preservados, o que é muito raro. Este não é o primeiro achado deste tipo na área. Em 1999, a 500 metros do lugar atual, foram encontrados ovos fossilizados de várias espécies de dinossauros.
As escavações nesta área vão continuar e os cientistas esperam encontrar outras descobertas no lugar. Os 11 ovos descobertos podem ser vistos no museu local durante um ano.