A manifestação deste sábado (27) não foi autorizada pelas autoridades. De acordo com o gabinete do procurador, as redes sociais estão espalhando chamadas para participar da ação não sancionada na rua Tverskaya, no centro da cidade, onde a prefeitura de Moscou está localizada. Os manifestantes protestam contra a recusa da comissão eleitoral de registrar diversas candidaturas de oposicionistas às eleições municipais, que terão lugar no início de setembro.
Antes, a comissão eleitoral rejeitou 57 candidaturas por estas não respeitarem as regras vigentes. Parte das assinaturas coletadas pelos candidatos foram consideradas inválidas pela comissão. Entre eles estão também representantes da oposição.
De acordo com o Ministério do Interior, cerca de 3.500 pessoas participaram das manifestações. 700 deles eram jornalistas e blogueiros que tinham informado as autoridades sobre sua participação para cobrir o evento
Segundo informa o Ministério, 1074 pessoas foram detidas durante os protestos no centro da cidade. Um representante do serviço da imprensa da Polícia notou que a maioria das pessoas são residentes de outras cidades.