Representantes do Exército iraniano afirmaram este sábado (27) que os testes de mísseis têm caráter defensivo e que não são dirigidos contra nenhum país.
O Irã também quis deixar claro que "não precisa da permissão" de ninguém para realizar os lançamentos, depois de Teerã ter efetuado testes com mísseis de médio alcance, informa a Reuters citando informações de agências iranianas.
"Os testes de mísseis iranianos são naturais no âmbito das suas necessidades defensivas. A capacidade destes mísseis não é dirigida contra nenhum país e só tem como objetivo responder a uma possível agressão", disseram responsáveis das Forças Armadas à mídia local, salientando que o "Irã não precisa da permissão de nenhuma potência do mundo para sua autodefesa".
Na passada quarta-feira, em meio a crescentes tensões com os EUA, Teerã realizou o teste de um míssil balístico de médio alcance. Trata-se de um míssil Shahab-3 que foi lançado a partir de uma região do sul do Irã, voando uma distância de 1.000 quilômetros até alcançar uma zona próxima ao norte da capital.
O teste efetuado pelo país persa nesta semana ocorreu pouco depois de o Irã ter anunciado que continuará reduzindo seus compromissos do acordo nuclear, exigindo ao mesmo tempo que os países europeus que assinaram o tratado cumpram seus compromissos, depois de Washington ter abandonado unilateralmente o referido acordo nuclear.