O tubarão-baleia morto, de 6 metros de comprimento, despertou neste sábado (27) grande alvoroço no porto de pesca de Kasimedu, Índia. As pessoas tiraram fotos e vídeos que se tornaram virais nas redes sociais.
Representante da Associação de Pescadores do Sul da Índia disse que alguns pescadores podem ter trazido o tubarão-baleia para terra supondo que seria um grande peixe que iria dar bom dinheiro. "Mas como era uma espécie protegida, eles teriam o deixado na costa", acrescentou ele.
"Não tinha marcas de redes de pesca, mas tinha uma ferida. Pode ter sido talvez atingido por um navio grande", disse o representante do Departamento de Pesca à agência de notícias The Hindu. O tubarão-baleia foi depois enterrado dentro do porto de pesca.
Espécie ameaçada
Fontes no Departamento de Pesca afirmam à agência Times of India que o tubarão-baleia, uma espécie ameaçada, pesava 1,75 tonelada e tinha 170 centímetros de largura. As autoridades locais e a polícia estão realizando uma investigação do incidente.
Tubarão-baleia é uma das espécies incluída na lista da União Internacional para Conservação da Natureza. Sua pesca é proibida e suas carcaças devem ser enterradas.