A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA, (NOAA, na sigla em inglês) publicou imagens 3D de uma embarcação no fundo do mar ao largo da costa leste norte-americana. A embarcação, afundada em circunstâncias desconhecidas, se encontra a 350 metros de profundidade e a cerca de 130 quilômetros da costa do estado de Rhode Island.
How cool was it to be able to watch live as @KrakenRobotics used the SeaVision laser scanner to generate 3D images of this shipwreck?! #Okeanos dive is over, but we’ll be back tomorrow! pic.twitter.com/z3OhgINYnY
— NOAA Ocean Explorer (@oceanexplorer) July 27, 2019
Que legal foi poder ver ao vivo o KrakenRobotics usando um scanner a laser SeaVision para produzir imagens 3D deste naufrágio!
O navio foi detectado pela primeira vez por um barco da NOAA durante uma expedição em 2011. Neste sábado (27), os investigadores realizaram uma imersão usando um veículo subaquático controlado à distância, para conseguir obter imagens de alta resolução graças ao scanner a laser SeaVision.
LIVE #Okeanos dive alert! Diving today on unknown shipwreck 1st mapped in 2011. During dive, testing @KrakenRobotics SeaVision laser scanner for creation of 3D representations of culturally significant features. Launching soon! Join us: https://t.co/ScOhpINB18 pic.twitter.com/7OyViwng4t
— NOAA Ocean Explorer (@oceanexplorer) July 27, 2019
Mergulhando no local de naufrágio de um navio desconhecido, identificado pela primeira vez em 2011. Pondo à prova o scanner a laser SeaVision para criar uma representação em 3D das características culturalmente significativas.
Para além de conseguir fazer imagens 3D, durante a imersão a equipe fez uma sondagem dos números no casco do barco, para identificar o seu tipo. Os investigadores planejam retomar os trabalhos para desvendar mais segredos do navio afundado, de maneira a reconstituir a história do naufrágio.