O comandante da Defesa Antiaérea iraniana, Alireza Sabahi Fard, disse estar confiante nas capacidades de defesa de seu país contra as tecnologias ocidentais mais avançadas, em particular a detecção de aviões "invisíveis".
"Hoje em dia o Irã pode detectar vários tipos de aeronaves furtivas, e isso é só uma parte de nossas capacidades [...] Somos autossuficientes no desenvolvimento de sistemas de radar e podemos detectar diferentes aeronaves norte-americanas modernas", disse Sabahi Fard.
Em conversa com veteranos da Defesa Antiaérea iraniana, o comandante fez uma advertência aos que tentem provar o contrário. "Nosso poder de defesa fez com que nossos inimigos estejam conscientes de que, em caso de conflito conosco, sofrerão graves danos", ressaltou.
Na última quarta-feira, em meio às tensões com os EUA, Teerã levou a cabo o teste de um míssil balístico com alcance intermédio, afirmando que este voou por 1.000 km.
Em junho deste ano, o Irã apresentou um novo sistema de defesa antiaérea de produção nacional, chamado de Khordad 15. Segundo militares do país, o equipamento pode derrubar aviões e drones a uma distância de 120 km e à altitude máxima de 27 km, além de rastrear "objetos invisíveis" e os interceptar a 45 km de distância.
O Exército do país assegura que tais testes são de caráter defensivo e não são dirigidos contra nenhum país, informou a agência Mehr.