O Reino Unido conclamou uma missão europeia com o objetivo de garantir a segurança comercial de navios no estreito que é a porta de entrada e saída do Golfo Pérsico. A região concentra um terço de todo o transporte marítimo de petróleo do mundo.
A missão proposta pelo britânicos é uma resposta aos iranianos devido á apreensão de um petroleiro de bandeira britânica na região, o Stena Impero.
"Em princípio, o governo considera que ainda vale a menção da proposta de uma missão naval de proteção, e está em contato com os parceiros europeus, França e Reino Unido, principalmente", afirmou Demmer a repórteres.
De acordo com a imprensa, os EUA oficialmente propuseram nesta semana que a Alemanha se juntasse a uma coalizão norte-americana também o o objetivo de garantir a navegação comercial na região.
Apesar disso, os alemães afirmaram que não farão parte da campanha de "pressão máxima" que Washington exerce sobre o Irã.
A Alemanha tem mantido uma postura crítica à política dos EUA em relação ao Irã após a saída unilateral de Washington, em 2018, do Plano Conjunto de Ação Integral (JCPOA), o acordo nuclear iraniano.
Os signatários europeus do tratado de 2015 tem afirmado que querem manter o acordo.