- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

EUA oficializam designação do Brasil como aliado prioritário fora da OTAN

© REUTERS / Kevin LamarquePresidente dos EUA, Donald Trump, discursa na Casa Branca em Washington, EUA, 15 de julho de 2019
Presidente dos EUA, Donald Trump, discursa na Casa Branca em Washington, EUA, 15 de julho de 2019 - Sputnik Brasil
Nos siga no
A decisão faz com que o Brasil e EUA tenham uma maior aproximação na esfera militar, além de facilitar a compra de armamentos de defesa norte-americanos.

O assunto sobre a possibilidade do Brasil virar um aliado prioritário dos Estados Unidos extra-OTAN havia sido discutido durante a visita do presidente Jair Bolsonaro à Casa Branca, em março deste ano. 

Com o novo status de aliado preferencial fora da Aliança do Norte, o Brasil torna-se comprador preferencial de equipamentos e tecnologia militares dos EUA, participar de leilões organizados pelo Pentágono para vender produtos militares, além de ganhar prioridade para promover treinamentos militares com as Forças Armadas norte-americanas.

O único país da América Latina a gozar de uma parceria militar com os EUA fora do âmbito da Aliança do Atlântico Norte era a Argentina. Outros 16 países receberam a nomeação de Washington, incluindo Austrália, Egito, Israel e Japão.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала