"O desenvolvimento, patenteado por especialistas russos em armas, permite a utilização de diferentes calibres através da substituição do cano, do percussor e do carregador, bem como de diferentes tipos de componentes, devido à unificação do suporte, e também permite a instalação de diferentes mecanismos de tiro", disse o Instituto Central de Pesquisa de Engenharia de Precisão (Tsniitochmash), responsável pelo desenvolvimento da nova arma e que faz parte da corporação estatal russa Rostec.
"Além disso, todos os módulos localizados na estrutura são fixados de forma confiável, e a montagem e fabricação das peças é simplificada", complementou a instituição.
O instituto explica que estas armas consistem em elementos funcionais separados que permitem a sua substituição a pedido do utilizador, ao mudar para outro tipo de cartuchos, enquanto o cano pode ser substituído sem o uso de ferramentas especiais.
Meta da nova arma
"O objetivo da invenção é melhorar as qualidades ergonômicas e a confiabilidade operacional das armas de fogo modulares, principalmente a distribuição das funções da parte central entre os módulos individuais, eliminando as deficiências de exemplares estrangeiros semelhantes", explicou a imprensa.
De acordo com Tsniitochmash, existem vários tipos de armas modulares no mundo, sendo o análogo mais próximo da nova arma a espingarda de caça alemã Mauser M03, cujas características são consideradas inferiores.
O instituto também informa que a arma modular dará uma vantagem sólida ao caçador que a possui.