Coreia do Norte faz terceiro teste militar em 8 dias

© AFP 2023 / Kim Won JinMoradores da cidade de Pyongyang (Coreia do Norte) durante um minuto de silêncio perto do monumento aos líderes norte-coreanos Kim Il-sung e Kim Jong-il, no 25º aniversário da morte de Kim Il-sung
Moradores da cidade de Pyongyang (Coreia do Norte) durante um minuto de silêncio perto do monumento aos líderes norte-coreanos Kim Il-sung e Kim Jong-il, no 25º aniversário da morte de Kim Il-sung - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Coreia do Norte disparou dois projéteis não identificados nesta sexta-feira (2) em sua terceira rodada de testes de armas em pouco mais de uma semana, disseram militares sul-coreanos.

O aumento nos testes é visto como um desafio para aumentar a pressão sobre Seul e Washington por conta da paralisia nas negociações nucleares. A Coreia do Norte também expressou frustração com os exercícios militares planejados pelos EUA e pela Coreia do Sul, e especialistas dizem que suas exibições de armas podem se intensificar nos próximos meses se progresso não for feito na mesa de negociação.

Através do teste de armas que ameaçam diretamente a Coreia do Sul, mas não o território dos Estados Unidos ou do Pacífico, a Coreia do Norte também parece estar pressionando Seul e testando o quanto Washington tolerará sua belicosidade sem realmente romper as negociações nucleares, acreditam analistas.

O Estado-Maior Conjunto de Seul disse que os lançamentos foram realizados às 2:59 e 3:23 da costa leste, mas não confirmaram imediatamente quantos projéteis foram disparados ou a que distância eles voaram. Um funcionário do Estado-Maior, que não quis ser identificado, disse que mais análises seriam necessárias para determinar se os projéteis eram mísseis balísticos ou foguetes de artilharia.

O gabinete presidencial da Coreia do Sul disse que o principal conselheiro de segurança nacional, Chung Eui-yong, realizou uma reunião de emergência com ministros do governo para discutir o último lançamento. O Ministério da Defesa do Japão disse que estava analisando o lançamento e que os projéteis não alcançaram as águas territoriais japonesas ou sua zona econômica exclusiva.

O Norte disparou mísseis balísticos de curto alcance em 25 de julho e conduziu o que descreveu como um teste de lançamento de um novo sistema de lançadores múltiplos de foguetes na quarta-feira.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала