O major-general Juan Teixeira Díaz, comandante da Defesa Aeroespacial Integral da Força Aérea Venezuela, escreveu no Twitter sobre nova entrada de aeronave militar norte-americana em zona de tráfego aéreo venezuelano.
#ALERTA EEUU con su aeronave EP3, insiste en crear las condiciones de riesgo operacional, al ingresar nuevamente en la región de información de vuelo sin cumplir con los protocolos establecidos en tratados internacionales. Esta irresponsable agresión busca un incidente. #CEOFANB pic.twitter.com/wEgdHNS0tl
— Cmdte Codai (@cmdtecodai) August 1, 2019
"EUA com sua aeronave EP3 insistem em criar condições de risco operacional ao entrarem novamente na região de informação de voo sem cumprir os protocolos estabelecidos em tratados internacionais. Esta agressão irresponsável busca um incidente."
De acordo com a imagem publicada pelo militar, os radares detectaram a aeronave dos EUA no dia 31 de julho e os serviços de tráfego aéreo tentaram entrar em contato com a tripulação sem obter resposta.
Após vários tipos de voo realizados por mais de uma hora a 110 km da ilha venezuelana de La Orchila, no norte do país, a aeronave saiu da região de informação de voo de Maiquetía sem estabelecer contato com as autoridades venezuelanas.
Esta é a terceira vez em 15 dias que a Venezuela registrou incursão de uma aeronave dos EUA em sua região de informação de voo.
A primeira ocorreu no dia 19 de julho, quando foram relatadas 2 aeronaves. A segunda se deu no dia 27 de julho.