A Boeing está reescrevendo completamente seu software de pilotagem do 737 Max 8, depois de a FAA ter encontra um novo problema de software na aeronave, conforme cita a Business Insider.
A nova descoberta ocorreu no momento em que a fabricante norte-americana tenta corrigir um problema de software que teria causado dois acidentes aéreos em outubro de 2018 e março de 2019.
Conforme a Business Insider, a Boeing deve reescrever seu software e introduzir uma "mudança fundamental" para fazer com que a aeronave receba informações de ambos os computadores do controle de voo, ao invés de apenas um.
O sistema automático anti-stall do737 Max 8 depende de dois sensores nos ângulos de ataque da aeronave. Entretanto, quando os sensores forneceram dados incorretos o software falhou, fazendo com que os pilotos não soubessem da falha do sensor, pois a luz de alerta do sistema não estava operacional. Apenas aviões dotados dos opcionais monitores de ângulo de ataque estavam com a luz de alerta operacional.
Atualmente, a FAA está sob investigação no senado norte-americano sobre como o avião acidentado teria recebido a certificação. No início da semana, os líderes da FAA foram interrogados pelo Comitê de Apropriações do Senado.
Durante a audiência, a senadora Susan Collins demonstrou preocupação sobre "casos em que a administração da FAA estaria mais preocupada com o cronograma da produção da Boeing do que com as recomendações de segurança de seus próprios engenheiros".
"Temos tido total conhecimento sobre o desenvolvimento desse avião", afirmou Carl Burleson, administrador adjunto da FAA.
"Isso não significa que cada decisão tomada por nós seja perfeita. Mas acredito que o processo fundamental de certificação do [Boeing 737] Max tenha sido satisfatório", declarou.
Os dois acidentes envolvendo o Max 8 resultaram na morte de 346 pessoas, fazendo com que a aeronave deixasse de voar em torno do mundo.
A Boeing espera que as companhias aéreas possam recolocar as aeronaves no ar até 2020, informa a Business Insider.