No barco havia 16 passageiros e 11 tripulantes que, sem opção, foram todos forçados a saltar ao mar, que por sinal esteve infestado de tubarões poucas horas antes do acontecimento.
Lisa Bartley, produtora da ABC7, estava a bordo do barco quando tudo aconteceu. No vídeo gravado pela produtora é possível observar o grupo de turistas correndo pelas escadas do barco com os coletes salva-vidas.
HIGH-SEAS DRAMA: A group of tourists including Americans were forced to make an awful decision when the boat they were on in the Galapagos Islands caught fire: Either stay onboard or jump into shark infested waters. @KayleeHartung reports. https://t.co/OygOWB4W0Y pic.twitter.com/oP0BwCcWYu
— World News Tonight (@ABCWorldNews) August 1, 2019
Momentos depois, o grupo começa a saltar no mar pela parte de trás do barco, onde espera pelo resgate, que ocorreu três horas e meia depois por um navio que havia escutado o pedido de socorro.
"Eu não sabia se deveria ficar a bordo de um barco em chamas ou pular na água com tubarões", afirmou Dana Kirk, uma enfermeira que também estava a bordo.
Um casal que estava celebrando o casamento no barco foi questionado por Lisa sobre o que toda a situação significava para eles, então a noiva Julie respondeu que eles estavam começando a vida juntos com força e unidos.