Na cerimônia de apresentação, o ministro da Defesa iraniano, Amir Hatami, elogiou as três elaborações mais recentes como uma manifestação do poder do Irã.
As armas foram elaboradas pelo Ministério da Defesa em colaboração com as Indústrias Eletrônicas Iranianas e receberam os nomes Yasin, Balaban e Qaem.
#Balaban a guided #missile equipped with GPS#Yasin a long range guided #bomb which can be installed both on manned and unmanned #aircraft #Qaem is an optical precision-guided bomb designed for use in #drones at the altitudes of 4,000 to 10,000 feet.#Iran #military #missile pic.twitter.com/LGIwltFOHc
— Hooman Abedi (@Hooman_abedi79) August 6, 2019
O Yasin é um míssil inteligente de longo alcance que pode ser lançado a uma distância de 50 quilômetros através de uma aeronave tripulada ou não tripulada.
O Balaban é um projétil guiado por GPS e sensores. O míssil é equipado com asas dobráveis para aumentar o alcance e podem ser montadas debaixo de um avião.
O Qaem é um míssil teleguiado para ataques de precisão que pode ser instalado em vários tipos de veículos aéreos não tripulados, bem como em caças e helicópteros.
Iran’s DM & IEI unveiled 3 advanced precision-guided smart bombs named “Yasin,” “Balaban” and a new series of the Ghaem bombs were unveiled during a ceremony on Tuesday in the presence of Iranian Defense Minister Brig Gen Amir Hatami.#Iran #IEI #Yasin #Balaban #Ghaem #ایران pic.twitter.com/Fuq5f8HFGm
— Iran Military (@Iran_Military) August 6, 2019
O Ministério da Defesa do Irã e as Indústrias Eletrônicas Iranianas revelaram três bombas inteligentes guiadas chamadas Yasin, Balaban e novas séries de bombas Ghaem foram reveladas durante a cerimônia na terça-feira na presença do ministro da Defesa iraniano Brig Gen Amir Hatami
Os novíssimos mísseis ar-ar mostram que "apesar da malícia e das conspirações do Grande Satanás América e seus mercenários, o Ministério da Defesa não hesitará em nem um momento para defender a República Islâmica e aumentar a segurança", declarou o ministro iraniano, citado pelo portal Teheran Times.
Demonstração de força
Anteriormente, em julho, Teerã realizou testes de um míssil balístico de médio alcance, que cobriu uma distância de cerca de mil quilômetros. O Exército iraniano declarou que esses testes eram de natureza defensiva e não eram dirigidos contra nenhum país.
Em junho, Teerã apesentou um novo sistema de mísseis de defesa antiaérea, chamado Khordad 15. Segundo militares iranianos, o complexo pode derrubar aviões e drones a uma distância de 120 quilômetros e a uma altura máxima de 27 quilômetros. Além disso, as armas podem rastrear "alvos invisíveis" e interceptá-los a 45 quilômetros.
Todos estes testes e elaborações surgem em meio às tensões com os EUA, que continuam intensificando particularmente após os ataques aos petroleiros no golfo de Omã, a intercepção pela República Islâmica de um drone norte-americano e o plano de ataque aéreo contra o Irã que o presidente Donald Trump suspendeu no último minuto.