Trump diz que EUA podem sair da Organização Mundial do Comércio

© REUTERS / Leah MillisDonald Trump, presidente dos EUA fala com jornalistas em na Casa Branca em 30 de julho de 2019
Donald Trump, presidente dos EUA fala com jornalistas em na Casa Branca em 30 de julho de 2019 - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (13) que o país pode abandonar a Organização Mundial do Comércio (OMC).

O presidente dos EUA disse que a organização prejudica o seu país há anos.

"Vamos sair se for necessário", Trump disse durante um discurso na cidade de Pittsburgh. "Eles estão nos ferrando há anos e isso não vai mais acontecer".

Trump fez repetidas críticas à Organização Mundial do Comércio e chamou a instituição de uma catástrofe e desastre para os Estados Unidos.

Recentemente, Trump orientou o representante de Comércio dos EUA, Robert Lighthizer, a garantir mudanças na OMC que impediriam que países em desenvolvimento de aproveitar algumas das brechas regulatórias.

A Casa Branca escreveu em um memorando que a China e muitos outros países se denominam países em desenvolvimento, "permitindo-lhes desfrutar dos benefícios que vêm com esse status e buscar compromissos mais fracos do que aqueles feitos por outros membros da OMC".

Logo após a publicação do memorando, Trump afirmou em um comunicado que a OMC está quebrada quando os países mais ricos do mundo afirmam ser países em desenvolvimento para evitar as regras da OMC e obter tratamento especial.

Em particular, o memorando aponta que sete das dez economias mais ricas do mundo, medidas pelo PIB per capita com base na paridade de poder de compra, afirmam atualmente o status de país em desenvolvimento: Brunei, Hong Kong, Kuwait, Macau, Qatar, Cingapura e os Emirados Árabes Unidos.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала