Segundo o Ministério da Defesa da Rússia, o voo durou quatro horas. Em alguns trechos do roteiro, os caças do Ministério da Defesa da Noruega escoltaram os aviões russos sobre águas neutras internacionais.
"Dois bombardeiros estratégicos Tu-95MS das Forças Aeroespaciais da Rússia realizaram voo sobre os mares de Barents e da Noruega", diz o comunicado do Ministério da Defesa da Rússia.
Na terça-feira (13), um caça F-18 da OTAN, da Força Aérea da Espanha, fez uma tentativa de aproximação do avião Su-27 que acompanhava a aeronave do ministro da Defesa russo Sergei Shoigu, que sobrevoava águas neutras do mar Báltico.
Na segunda-feira (12), os bombardeiros russos Ty-95MS realizaram voo de mais de nove horas sobre os mares de Barents, da Noruega e do Norte, enquanto caças F-16 da Força Aérea da Noruega os escoltavam.
Os pilotos da aviação russa realizam regularmente voos sobre as águas neutras do Ártico, do Atlântico, dos mares Negro e Báltico, cumprindo rigorosamente as regras internacionais do espaço aéreo e sem violar as fronteiras de outros países, sublinha o ministério russo.