- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Exército veta compra de fuzis para cidadãos comuns, mas libera pistolas de maior potência

© AP Photo / Leo CorreaAtirador durante uma sessão de tiros em um clube de armas no Brasil
Atirador durante uma sessão de tiros em um clube de armas no Brasil - Sputnik Brasil
Nos siga no
No regulamento do decreto sobre armas do presidente Jair Bolsonaro foi ampliada a potência de armas que os cidadãos comuns podem adquiri, mas o acesso à compra de fuzis para a população em geral foi vetado pelo Exército Brasileiro.

De acordo com o texto que regulamenta um dos decretos sobre armas do presidente Jair Bolsonaro, publicado em junho, pistolas como a 9mm e a .45, que eram de uso restrito para forças de segurança passaram a ser liberadas com o projeto do governo. As novas regras foram publicadas no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (15).

Entre as armas que estão vetadas para os cidadãos comuns estão incluídos os fuzis de diversos calibres, como 5.56mm e 7.62mm.

© Sputnik / Thiago de AraújoLançamentos de pistolas foram uma tônica nos estandes das principais empresas de armas na LAAD 2019
Exército veta compra de fuzis para cidadãos comuns, mas libera pistolas de maior potência - Sputnik Brasil
Lançamentos de pistolas foram uma tônica nos estandes das principais empresas de armas na LAAD 2019
O decreto 9.785 alterava uma série de outras normas sobre posse e porte de armas acabou revogado pelo próprio Jair Bolsonaro. Já o decreto 9.847, que garante a ampliação da potência permitida aos cidadãos está vigente.

Os decretos editados por Bolsonaro que ampliaram a compra de armas pela população ainda devem ter a sua constitucionalidade analisada pelo Congresso Nacional e pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала