Uma imagem rara de uma nuvem do fogo foi tirada por cientistas no leste do estado de Washington, nos EUA, a bordo do laboratório voador da NASA, segundo fotos do Observatório da Terra da NASA.
No dia 8 de agosto de 2019, uma equipe de cientistas da atmosfera observava essas nuvens quando o avião da NASA DC-8 passou diretamente através de uma grande nuvem cumulonimbus flammagenitus, vulgarmente conhecida como "nuvem de fogo", que subia do incêndio florestal no leste de Washington.
Rare ‘fire cloud’ looks otherworldly in photo snapped from NASA’s flying lab - NBC... https://t.co/ynfffmSq2I pic.twitter.com/pWhlXNsCpS
— Candice Rodriguez (@dicerod) August 17, 2019
A rara nuvem de fogo parece ser de outro mundo na foto tirada a partir do laboratório voador da NASA.
"É extremamente emocionante ter a chance de melhorar o nosso entendimento de como essas nuvens transportam o material para a atmosfera, onde este pode sobreviver por muito tempo", diz Joshua Schwarz, cientista do Laboratório do Sistema de Pesquisas da Terra, da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) em Boulder, Colorado, e um dos líderes da pesquisa.
As "nuvens de fogo" formam-se quando os incêndios florestais e agrícolas libertam calor e umidade suficientes na atmosfera para produzir tempestades.
O voo foi parte da campanha conjunta da NOAA e da NASA chamada FIREX-AQ, que tem o objetivo de melhorar previsão do tempo e a qualidade do ar.