A unidade de caças Eurofighter Typhoon da Força Aérea Britânica está oficialmente patrulhando a região do Báltico desde 2017. A RAF opera na Estônia no âmbito da missão da OTAN de patrulhamento aéreo dos países bálticos.
RAF Typhoons deployed in Estonia on NATO Baltic Air Policing today intercepted two Russian SU-30 "Flanker" fighters as they transited over the Baltic Sea.
— Ministry of Defence 🇬🇧 (@DefenceHQ) August 19, 2019
The intercept was conducted in a professional manner throughout.#WeAreNATO pic.twitter.com/MZA8hMa8Un
"Aviões Typhoon da Força Aérea Britânica estacionados na base da OTAN na Estônia interceptaram dois caças russos Su-30 quando estavam transitando sobre o mar Báltico. A intercepção foi totalmente realizada de modo profissional", lê-se no comunicado emitido pelo Ministério da Defesa britânico.
A Força Aérea britânica escolta regularmente as aeronaves russas que voam perto do Reino Unido e sobre o mar Báltico. Segundo as autoridades russas, os seus aviões militares não violam o espaço aéreo britânico ou de qualquer outro país, todos os casos de escoltas decorreram sem quaisquer incidentes.
No mês passado, dois caças da RAF foram acionados para interceptar um avião de transporte militar russo Il-76 que estava efetuando um voo perto do espaço aéreo da Estônia.