Milhares de pessoas estariam planejando a invasão da instalação no próximo mês, o que está deixando as autoridades locais preocupadas.
"Levamos isso a sério", afirmou o presidente da comissão do condado de Lincoln, Varlin Higbee, ao jornal Las Vegas Review-Journal.
Além disso, Eric Holt, gerente do plano para fazer frente ao evento, afirmou que a emergência foi declarada devido à ameaça de que os recursos locais estejam em risco, tanto financeiros quanto de resposta a emergências, devido ao potencial de horas extra do pessoal.
"Com a possibilidade da chegada de 35.000 ou 40.000 pessoas, isso é sério", enfatizou.
Na cultura popular esta base secreta é conhecida como um lugar onde o governo norte-americano estuda extraterrestres.
As autoridades locais do condado estão preocupadas por a chegada em massa de pessoas ao local poder exceder a capacidade dos acampamentos e postos de gasolina, assim como os serviços de saúde pública, comunicações celulares e Internet.
Embora o condado seja duas vezes maior que o Connecticut, a maior parte da sua área é desértica, tem uma população de 5.200 pessoas e possui apenas 184 quartos de hotel.
Já o xerife do condado de Lincoln, Kerry Lee, afirmou à KLAS-TV que seu departamento está em busca de "todos os parceiros", incluindo agências federais, estaduais e locais, que possam enviar algum tipo de recurso. O departamento policial do condado conta com apenas 28 agentes.
"[...] Estamos planejando as coisas para o pior, mas esperando pelo melhor", completou.
Os eventos surgiram a partir de uma publicação na Internet, que convidava as pessoas a comparecerem ao local para invadir a instalação militar, conhecida como Área 51, no deserto de Nevada.
Contudo, o evento, previsto para o dia 20 de setembro, provavelmente se tornará em um grande festival no deserto, após os participantes serem advertidos pelo Exército norte-americano, que desencoraja qualquer tentativa de invasão.