A Valônia é uma das três regiões que compõem o Estado belga. No entanto, sua vizinha Flandres possui históricas desavenças com ela. No calor do polêmico interesse do presidente norte-americano Donald Trump em comprar a Groenlândia da Dinamarca, uma organização política belga de Flandres resolveu fazer uma brincadeira no Twitter.
Trata-se da Organização Juvenil do partido nacionalista de direita Nova Aliança Flamenga. A organização resolveu demonstrar seu caráter independentista e sua insatisfação com o Sul através de um tweet destinado ao presidente norte-americano Donald Trump.
Dear President @realDonaldTrump, one euro and Wallonia is yours. Call us. #GreenlandIsNotForSale pic.twitter.com/jcghgrTuRa
— Jong N-VA (@Jongnva) August 21, 2019
Caro presidente Donald Trump, um euro e a Valônia é sua. Liga pra gente.
Além da frase, a organização fez uma colagem com uma foto da cidade de Durbuy, na Valônia, com uma representação ilustrativa da Torre Trump. A brincadeira lembra um pouco o tweet de Trump em que ele prometeu que não construiria um arranha-céu com seu nome na Groenlândia.
Enquanto a região de Flandres usa majoritariamente a língua neerlandesa, a região da Valônia tem o francês como língua majoritária.
Além da diferença linguística, historicamente o Sul detinha maior poder econômico e político no passado. A situação começou a mudar ao longo do século XX, com Flandres se tornando a região economicamente mais favorecida. Isto tem sido um dos motivos do movimento independentista de Flandres em relação à Valônia, além de outros fatores.