Trata-se de imagens, captadas ao longo de agosto, que mostram fumaça saindo da Amazônia e se espalhando por regiões mais distantes do Brasil.
De acordo com a agência espacial norte-americana, incêndios são raros na região amazônica na maior parte do ano graças às chuvas, que impedem tanto o início como a proliferação das chamas. Mas, com a chegada da estação seca, que compreende julho e agosto, focos de incêndio são vistos com mais frequência, escreve a NASA, adicionando que fogo é utilizado na região para mantimento de terras agrícolas ou para desmatamento para outros fins.
O satélite responsável pela captura da imagem, usada como principal nesta matéria, corresponde ao Aqua através do Espectrorradiômetro de Imagem de Resolução Moderada ou instrumento MODIS. Mas outro satélite da NASA tirou outra imagem das proporções da "cortina branca".
Smoke from wildfires in the #AmazonRainforest spreads across several Brazilian states in this natural-color image taken by a @NASAEarth instrument on the Suomi NPP satellite. Although it is fire season in Brazil, the number of fires may be record-setting: https://t.co/NVQrffzntr pic.twitter.com/4JTcBz9C8f
— NASA (@NASA) August 21, 2019
Fumaça das selvas na Floresta Amazônica se espalha por vários estados brasileiros nesta imagem em cores tirada pelo instrumento NASA Earth a bordo do satélite Suomi NPP. Embora seja temporada de incêndios no Brasil, o número de incêndios pode estabelecer recorde.
O registro de uma cortina de fumaça sobre o Brasil está comovendo muita gente, fazendo com que a NASA se tornasse o assunto mais comentado no Twitter, na manhã desta quinta-feira (22), com mais de 232 mil tweets no momento da publicação desta matéria.
Surgiu também uma imagem de um corredor de fumaça que vai do Norte ao Sul do Brasil.
Imagem capturada por satélites da NASA mostra corredor de fumaça formado da Amazônia sobre América do Sul #PrayforAmazonas pic.twitter.com/Dr0qXqN9kR
— Olha Essa Thread (@essa_olha) August 21, 2019
Há grandes chances de a NASA entrar para a lista de comunistas, escreve perfil Haddad Debochado.
Satélite de Nasa revela gravidade das queimadas na Amazônia, a fumaça está se espalhando por todo o Brasil
— Haddad Debochado (@HaddadDebochado) August 21, 2019
Lista dos comunistas atualizada: NASA
Criticando a declaração do presidente Jair Bolsonaro sobre correlação de ONGs com incêndios na Amazônia, uma internauta ressalta a "inércia" do governo.
até a nasa está falando sobre as queimadas na amazônia mas NÃO é tudo culpa das ongs que querem chamar a atenção contra o governo por isso não vamos fazer nada pq não temos nada a ver com isso
— clara (@colorswinds) August 21, 2019
Os apoiadores de Bolsonaro também foram criticados.
O que mais me irrita nos defensores do Bolsonaro é a autoestima inabalável, os caras acham que são mais católicos que o Papa, que entendem mais de imagem via satélite que a NASA, que entendem mais de História da Alemanha que o governo alemão, tem horas em que é desesperador
— Não Aplicável (@nadanovonofront) August 22, 2019
Quando os incêndios devem acabar?
De acordo com a NASA, tipicamente, o início de setembro é marcado pelo pico das queimadas, que acabam em novembro.