O governo de Portugal e a brasileira Embraer concluíram nesta quinta-feira a assinatura de um contrato para compra de cinco cargueiros militares KC-390. Segundo divulgado pelas partes, o valor do negócio é de US$ 917 milhões e faz parte do processo de modernização da Força Aérea portuguesa.
E Embraer vai oferecer suporte, serviços e simulador de voo, e deve iniciar as entregas em 2023.
"É um bom dia para as nossas Forças Armadas, é um bom dia para o nosso sistema de inovação e indústria, é um bom dia para a cidade de Évora, para o conjunto do Alentejo e para a coesão territorial e é um grande dia para as relações entre Portugal e o Brasil", destacou o primeiro-ministro português nesta quinta-feira, citado lusitano Diário de Notícias, durante a cerimônia de assinatura nas instalações da Embraer na cidade de Évora.
O ministro comemorou a compra de "uma nova geração de aeronaves de transporte tático e estratégico, de apoio a missões de interesse público que podem substituir a esquadra dos C-130 que, desde 1977, operam ao serviço da Força Aérea Portuguesa".
A Embraer destacou que a transação ainda não faz parte da joint-venture da empresa com a Boeing, que só estará operacional no ano que vem.
O KC-390 tem capacidade de 26 toneladas e é concorrente direto do C-130 Hércules, da norte-americana Lockheed, cuja frota, em sua maioria, está no fim da vida útil.