O vilarejo é mencionado no Novo Testamento, em João 1:44. Além disso, é conhecido como a "vila dos pescadores".
O local possui uma história preciosa, já que se tratava de um ponto estratégico para a pesca. Na época romana, Betsaida cresceu, prosperou e passou a se chamar Julias por 200 anos, até sumir dos registros devido a uma provável inundação às margens do mar da Galileia.
Pouco depois, arqueólogos anunciaram a descoberta da Igreja dos Apóstolos ou igreja bizantina, a casa dos apóstolos Pedro e André, uns dos primeiros seguidores de Cristo.
Acredita-se que os bizantinos tenham construído a igreja simbólica para a cristandade sobre os restos das casas dos dois apóstolos, cita o tabloide Daily Star.
O local teria sido abandonado durante a ocupação islâmica, e habitado nos séculos XII e XIII pelos cruzados.
As escavações iniciaram em 2016, liderada pelo professor Mordechai Aviam, do Colégio Acadêmico Kinneret, na costa norte do mar da Galileia, em Israel.
Arqueólogos já desconfiavam que encontrariam uma igreja, pois se depararam com pedaços de mármores esculpidos e mosaicos no chão, típicos dos bizantinos. Agora, planejam prosseguir com as escavações ainda mais profundas, em uma tentativa de revelar completamente o templo.