Segundo publicado pela agência de notícias Yonhap, as autoridades japonesas acreditam que a Coreia do Norte tenha disparado mísseis balísticos. Os projéteis teriam sido lançados da província de Hamgyong, no sul do país, disseram os chefes do Estado-Maior Conjunto do Japão.
"Nosso exército está monitorando a situação em caso de novos lançamentos e mantendo uma postura de prontidão", acrescentaram os militares, conforme citados pela mídia sul-coreana.
Esse é o 7º teste de mísseis, realizado pela Coreia do Norte desde 25 de julho. Os testes anteriores foram realizados em 25 de julho, em 31 de julho, 2 de agosto, 6 de agosto, 10 de agosto e 16 de agosto.
As relações políticas na península coreana melhoraram significativamente ao longo de 2018, ano em que aconteceram encontros entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e o presidente dos EUA, Donald Trump.
Em junho de 2018, Kim e Trump chegaram a um acordo, estipulando que a Coreia do Norte faria esforços para promover a desnuclearização completa da península em troca da paralisação de exercícios militares conjuntos entre a Coreia do Sul e os EUA. Os norte-coreanos também reivindicam o fim das sanções impostas pelos EUA.
No entanto, o processo de negociação entre os países estagnou este ano. Recentemente as tensões voltaram a crescer após os novos testes de mísseis de Pyongyang.