Apesar de seu descobrimento ter ocorrido em 2005, os pesquisadores só puderam determinar a natureza do achado após minuciosa pesquisa com técnicas de fotogrametria. Os cientistas concluíram que a construção de madeira foi, durante a Idade da Pedra, um estaleiro naval.
No local foram descobertas estacas de madeira. O estado de conservação do material revelou a qualidade do trabalho feito na época, o que surpreendeu os pesquisadores, em particular Garry Momber, diretor da instituição beneficente britânica Maritime Archaeological Trust.
"O sítio contém ricas evidências do uso de tecnologias que pensávamos terem surgido milhares de anos depois, por exemplo o trabalho avançado com madeira. O sítio provou o valor da arqueologia subaquática para entender o desenvolvimento da civilização", disse Momber em publicação do Centro Oceanográfico Nacional do Reino Unido.
O estaleiro, localizado no litoral da ilha de Wight, foi construído quando a porção de terra que forma a ilha ainda estava ligada ao continente. Na época, o sítio foi construído em terra seca, mas, com o passar do tempo, o mar o cobriu e hoje ele está a 11 metros abaixo do nível do mar.
The @maritimetrust has discovered the most intact, wooden Middle Stone Age structure ever found in the UK. The timber is currently being held in @BOSCORF_NOC where they are being reconstructed and made ready for display https://t.co/jp4GDBNAGN #Archaeology #ocean #Science pic.twitter.com/6qYRabcMjc
— Oceanography Centre (@NOCnews) August 20, 2019
A Maritime Trust descobriu a estrutura de madeira mais intacta da Idade da Pedra encontrada no Reino Unido. A madeira está sendo mantida no BOSCORF (Repositório Central do Centro Oceanográfico Nacional da Grã-Bretanha) onde está sendo reconstruída e preparada para exibição.
Manutenção delicada
Os arqueólogos estimam que esta construção de madeira seja a mais bem preservada do seu tempo encontrada no Reino Unido, além de possivelmente ser o mais antigo local de construção de barcos do mundo. No entanto, irá degradar-se rapidamente, se não tiver cuidados especiais.
A estrutura deverá ser preservada em um ambiente escuro, frio e úmido. Desta forma, os pesquisadores poderão remover o sal presente na madeira e estudar melhor a estrutura.
O achado mais que duplicou o número de estruturas de madeira trabalhada encontradas no Reino Unido e originárias de um período de 5.500 anos. Atualmente os pesquisadores planejam fazer uma projeção em 3D para que os interessados possam ver o sítio sem ter que mergulhar no mar.