Imagens captadas na superfície do asteroide Ryugu exibem rochas isentas de poeira que não seriam muito estranhas se fossem encontradas na Terra, ressalta o estudo publicado pela equipe de cientistas europeus e japoneses na revista Science.
Hopping robot MASCOT gave us this view from the surface of Ryugu - https://t.co/y5XFcGkRwr pic.twitter.com/2Ph6mUwJ67
— Fraser Cain (@fcain) August 22, 2019
Robô saltador nos proporcionou esta imagem da superfície de Ryugu.
O asteroide Ryugu, que está sendo explorado atualmente pela sonda espacial japonesa Hayabusa-2, é composto por rochas que são parecidas com os meteoritos encontrados na Terra.
As descobertas assinalam a primeira vez em que rochas e pedregulhos encontrados na Terra são observados no espaço no seu "habitat original".
"Esta é a primeira vez que observamos algum tipo de pedregulho que acaba passando na atmosfera terrestre, algo que nós temos em museus e laboratórios por todo o mundo", disse a geóloga planetária Kerri Donaldson Hanna ao portal Gizmodo.
Cientistas preveem que haja mais descobertas impressionantes quando a sonda japonesa Hayabusa-2 regressar à Terra com as amostras geológicas coletadas do asteroide, permitindo aos cientistas analisar em pormenor rochas espaciais semelhantes às da Terra.
A órbita do asteroide Ryugu, que tem um diâmetro de aproximadamente 900 metros, se encontra entre o nosso planeta e Marte, a cerca de 2,8 bilhões de quilômetros da Terra.