A FAB publicou em sua conta no Twitter imagens de aviões C-130 Hércules, como equipamento composto por cinco tanques de água e dois tubos, com capacidade de carregar até 12 mil litros de água.
Segundo o governo, a atuação da FAB deve se concentrar nos municípios ao norte de Rondônia: na capital Porto Velho, Cujubim, Candeias do Jamari, Nova Mamoré, Machadinho do Oeste e Buritis.
A Força Aérea Brasileira (FAB) emprega, a partir de Porto Velho - RO, duas aeronaves C-130 Hércules no combate aos focos de incêndio na Amazônia. https://t.co/ojMsQYzHJt#FAB #Dimensao22 #Amazônia #JuntosSomosMaisFortes pic.twitter.com/Wt6yqyuBed
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@portalfab) August 24, 2019
Na tarde deste sábado, o ministro da Justiça, Sérgio Moro, autorizou a atuação da Força Nacional de Segurança Pública no combate às queimadas em Rondônia.
Além de Rondônia, o mais cinco estados pediram ajuda das Forças Armadas no combate ao fogo: Roraima, Pará, Tocantins, Acre e Mato Grosso.
Ainda na sexta-feira, o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto que autoriza o envio das Forças Armadas para atuar nos estados da Amazônia Legal, da qual fazem parte os estados da Região Norte, além do Mato Grosso e Maranhão.