Mesmo assim, disse o presidente francês, Emmanuel Macron, nesta segunda-feira (26), tentará de tudo para evitar um Brexit nesse formato.
"Eu gostaria que chegássemos a um acordo. Sem um acordo, a saída será o que é chamado de 'Brexit sem acordo' ou 'Brexit duro'. Estamos preparados para a saída [do Reino Unido da União Europeia] sem um acordo", disse Macron à emissora France 2 em uma entrevista.
Macron, porém, acrescentou que a França faria todo o possível para evitar um Brexit sem acordo.
O Reino Unido deveria deixar a União Europeia em 29 de março deste ano, mas o fracasso do parlamento britânico em aprovar o acordo da então primeira-ministra Theresa May fez com que o prazo fosse transferido para 31 de outubro.
Um dos principais obstáculos nas negociações entre União Europeia e Reino Unido sobre o Brexit tem sido o apoio irlandês, uma solução que implica manter a Irlanda do Norte na União Aduaneira da União Europeia. Essa possibilidade está sendo bloqueada pelo recém-empossado premiê britânico, Boris Johnson.
O novo primeiro-ministro deixou claro que quer que o Reino Unido deixe a União Europeia em 31 de outubro "aconteça o que acontecer", embora tenha afirmado antes que prefere uma saída com acordo.