"A Coreia do Norte parece estar desenvolvendo mísseis com uma trajetória baixa incomum, destinados a iludir a defesa antimíssil", afirmou o ministro nesta terça-feira (27).
Iwai comunicou ainda que há a possibilidade de que a Coreia do Norte esteja buscando melhorar a precisão e as características furtivas de seus mísseis para que eles não sejam detectados antes de serem lançados.
Além disso, o diplomata japonês destacou que existe o perigo de Pyongyang utilizar esses mísseis com um maior alcance.
Novo lançador múltiplo de mísseis
Recentemente, a Coreia do Norte testou dois projéteis que, de acordo com o chefe do departamento militar japonês, eram novos tipos de mísseis balísticos de curto alcance.
Em 24 de agosto, foi relatado que a Coreia do Norte testou seu sistema de foguetes de lançamento múltiplo de "calibre supergrande".
Segundo o Estado-Maior da Coreia do Sul, os projéteis atingiram uma altitude máxima de cerca de 100 km e voaram aproximadamente 380 km em direção ao mar do Japão (também conhecido como mar do Leste) a partir da província oriental de Hamgyong do Sul.
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse anteriormente que o líder norte-coreano Kim Jong-un prometeu suspender os lançamentos após o fim dos exercícios militares conjuntos de Washington e Seul, que ocorreram entre os dias 5 e 20 de agosto.