"Nós estamos preocupados com a saída de tecnologias militares para a China. Por exemplo, nós vemos que o caça chinês de quinta geração em muitos aspetos tem a mesma aparência do F-35. Por que ele é um F-35. Eles, em geral, simplesmente o roubaram", disse Bolton aos jornalistas na quarta-feira (28).
Tensões entre EUA e China
Antes, durante a sua visita à Ucrânia, John Bolton afirmou que os EUA estão informando seus amigos e aliados sobre o perigo dos investimentos chineses.
"Nós achamos que a China tenta se integrar na economia dos países por todo o mundo […] Nós informamos os nossos amigos e parceiros sobre os perigos que trazem os investimentos chineses", disse Bolton à agência de notícias ucraniana Evropeiska Pravda (Verdade Europeia).
Mais cedo em agosto, o assessor de Segurança Nacional dos EUA disse que a Rússia estaria desenvolvendo novos mísseis baseados em tecnologias "roubadas" dos EUA, mas sem apresentar nenhumas provas. O ministro das Relações Exteriores da Rússia criticou as acusações de Bolton e sugeriu que Washington teria copiado inúmeras tecnologias de outros países.