Em cerimônia organizada no Palácio do Planalto, o chefe de Estado brasileiro discursou para uma plateia de autoridades e simpatizantes, falando sobre aspectos gerais da iniciativa e do setor de segurança, aproveitando também para enumerar supostos avanços alcançados pelo seu governo.
— TV BrasilGov (@tvbrasilgov) August 29, 2019
"Nós temos o dever de dar uma satisfação à população. E essa iniciativa, do Sergio Moro, é muito bem vinda. Obviamente, juntamente com os governadores e com os prefeitos. E nós temos a certeza de que ela vai dar certo", afirmou o presidente. "E, na verdade, o que ela representa? É um conjunto de coisas, de ações, que já são inerentes a nós, homens públicos. E devemos botar em prática."
De acordo com a apresentação institucional, o "Em Frente, Brasil" tem por objetivo enfrentar a criminalidade violenta e estabelece ações conjuntas da União, estados e municípios.
— TV BrasilGov (@tvbrasilgov) August 29, 2019
Com base em critérios técnicos, segundo o governo, cinco municípios modelo foram escolhidos para participar do projeto — Ananindeua (PA), Goiânia (GO), Paulista (PE), São José dos Pinhais (PR) e Cariacica (ES) —, que consistirá em atuações integradas realizadas por meio de força-tarefa para desarticular grupos criminosos "especialmente nos bairros mais críticos" e fortalecer as redes locais de segurança.
Além disso, a iniciativa contará com uma frente de transformação socioeconômica, na qual os poderes públicos das três esferas se comprometerão a implementar políticas públicas integradas e permanentes em áreas como educação, saúde, cidadania, emprego, renda e cultura.