Este míssil de cruzeiro foi desenvolvido pelas empresas da Organização da Indústria Aeronáutica do Irã, o armamento se chama Mobin.
Iran is displaying the jet-powered Mobin cruise missile at #MAKS2019. Exhibitor says it entered service last year. I was unaware of it and can’t find any references to it anywhere. Has anyone seen this before? pic.twitter.com/pXzvctTNfy
— Steve Trimble (@TheDEWLine) August 27, 2019
Irã exibe o míssil de cruzeiro Mobin com motor a jato no MAKS 2019. Os expositores dizem que o míssil entrou em serviço no ano passado.
De acordo com os dados divulgados, o comprimento do míssil é de três metros, o alcance é de até 450 quilômetros, além disso, o peso útil do míssil chega até aos 670 quilogramas, tendo o peso da ogiva 120 quilogramas, sua velocidade máxima chega até aos 900 quilômetros por hora.
O corpo do míssil tem uma forma especial, que diminui a probabilidade de ser detectado pelo inimigo.
Para orientação do míssil planeja-se usar sistemas eletrônicos semelhantes àqueles que estão sendo usados nos mísseis estrangeiros, inclusive nos mísseis de cruzeiro estadunidenses Tomahawk.
Prevê-se que sejam criadas versões para uso tanto a partir de lançadores de mísseis terrestres como navais e de portadores aéreos.
Em junho deste ano, Teerã apresentou um novo sistema de defesa antiaérea de produção nacional, chamado Khordad 15. De acordo com os militares iranianos, o sistema é capaz de derrubar aviões e drones a uma distância de 120 km e à altitude máxima de 27 km, além de rastrear "objetos invisíveis" e os interceptar a 45 km de distância.