Militares chineses darão 'nova' contribuição à estabilidade em Hong Kong, diz mídia estatal

© AP Photo / Pang Xinglei/XinhuaNesta foto divulgada pela agência de notícias Xinhua da China, as tropas do Exército de Libertação Popular chinesa (ELP) realizam uma cerimônia de levantamento de bandeira para um desfile militar para comemorar o 90º aniversário da fundação do ELP na 1º Base de treinamento de Zhurihe na região autônoma da Mongólia Interior do Norte da China, 30 de julho de 2017
Nesta foto divulgada pela agência de notícias Xinhua da China, as tropas do Exército de Libertação Popular chinesa (ELP) realizam uma cerimônia de levantamento de bandeira para um desfile militar para comemorar o 90º aniversário da fundação do ELP na 1º Base de treinamento de Zhurihe na região autônoma da Mongólia Interior do Norte da China, 30 de julho de 2017 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Mídia chinesa afirma que militares do seu país darão "nova" contribuição para manter a prosperidade e a estabilidade de Hong Kong. Ao mesmo tempo, tropas chinesas realizaram movimentações na região.

Forças militares chinesas teriam completado uma rotação planejada de meios aéreos, terrestres e navais em Hong Kong.

As movimentações militares ocorrem enquanto manifestações continuam no centro financeiro chinês, informou a Reuters citando a agência estatal chinesa Xinhua.

"A guarnição do Exército de Libertação do Povo em Hong Kong disse hoje (29) que os militares chineses darão 'novas' contribuições para a manutenção da prosperidade e estabilidade de Hong Kong", publicou a agência.

A rotação das tropas não passaria de uma deslocação anual. A agência também ressaltou seu caráter legal.

"Aprovada pela Comissão Militar Central, a deslocação é uma rotação de rotina anual de acordo com a Lei sobre a Guarnição da Região Administrativa Especial de Hong Kong, que estipula que a guarnição de Hong Kong deve praticar um sistema de rotação dos seus membros", informou a Reuters em outra publicação.

No dia 15 de agosto, tropas chinesas foram avistadas nas cercanias de Hong Kong. A presença das tropas trouxe receios de uma possível intervenção armada contra os manifestantes.

Manifestações

Há dois meses que Hong Kong tem sido palco de fortes manifestações contra um projeto de lei de extradição. Em caso de aprovação, a lei permitiria que suspeitos fossem extraditados para julgamento na China continental.

O governo local já suspendeu o projeto de lei. No entanto, os manifestantes exigem a sua completa anulação.

Os contínuos protestos já causaram danos ao funcionamento do aeroporto local. Tem havido choques entre passageiros e manifestantes, além de agressões a cidadãos da China continental.

Pequim afirma que os atos têm sido provocados por Washington, ao mesmo tempo que as tensões entre os Estados Unidos e a China se agravam.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала