O equipamento foi apresentado em uma cerimônia neste domingo (1º). O evento contou com a presença do comandante da Defesa Antiaérea do país, o general Alireza Sabahifard.
O alto oficial disse que a aeronave não tripulada foi produzida em duas versões, sendo destinada a missões longas de reconhecimento e vigilância. O militar ressaltou o caráter nacional do aparelho, dizendo que os engenheiros iranianos desenvolveram o drone em apenas um ano.
"A aeronave não tripulada pode atingir alvos muito além das fronteiras do Irã, podendo iniciar missões de defesa em território inimigo", disse ele, divulgou a agência de notícias Mehr.
Ainda ontem (31), o militar havia exposto as significativas conquistas tecnológicas do Irã na área da Defesa Aérea. Ele disse que os resultados das pesquisas tecnológicas estão "à frente do planejado".
"O trem da defesa aérea está no trilho do progresso e, na segunda fase da Revolução, irá proporcionar muitas surpresas, que tranquilizarão nossos aliados e assustarão os inimigos", falou o general.
Além do drone, o Irã apresentou há pouco o seu novo sistema antiaéreo Bavar-373. Este seria o maior trunfo da engenharia militar do país nos últimos anos. Segundo Teerã, o armamento supera em potência o sistema de defesa antiaérea russo S-300.