Nas últimas 24 horas, através dos sistemas de monitoramento do vulcão, foram identificadas 135 exalações, acompanhadas de vapor de água, gás e cinzas, informou, neste sábado (31), o site do Centro Nacional de Prevenção de Desastres do México.
Além disso, também foram registrados 604 minutos de tremores de baixa amplitude na área do vulcão, localizado na zona central do México.
Así la actividad del Volcán #Popocatépetl este sábado por la madrugada (2:42, 3:55 y 6:12 hrs.) con expulsión de material incandescente. Vista San Nicolás de los Ranchos #Puebla. Vía @jabed1.
— Webcams de México (@webcamsdemexico) August 31, 2019
Link para ver en tiempo real: https://t.co/yuHv4IfOGa
Video pic.twitter.com/zHt4UjQtTX
Assim foi a atividade do vulcão Popocatépetl neste sábado de madrugada (2h42, 3h55 e 6h12) com expulsão de material incandescente. Vista de San Nicolás de los Ranchos, município de Puebla
De acordo com uma publicação no Twitter da Coordenação Nacional de Proteção Civil, as cinzas, cujas colunas alcançaram entre um e dois quilômetros de altura, caíram em cinco municípios do estado do México e poderiam chegar à capital do país.
O serviço recomenda não se aproximar a menos de 12 km do vulcão e pede para evitar que as cinzas sejam jogadas nos esgotos para que não bloqueiem a drenagem.