O termo foi cunhado pelos conservadores sociais para descrever a ideia de igualdade de gênero que eles acreditam que visa subverter o conceito que se tem de família tradicional.
Em sua página no Twitter, o ex-capitão do Exército destacou ter acionado o MEC para que preparasse uma legislação que proibisse a ideologia de gênero nas escolas primárias.
O AGU se manifesta sobre quem compete legislar sobre IDEOLOGIA DE GÊNERO, sendo competência FEDERAL. Determinei ao @MEC_Comunicacao , visando princípio da proteção integral da CRIANÇA, previsto na Constituição, preparar PL que proíba ideologia de gênero no ensino fundamental.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) September 3, 2019
Bolsonaro, um cristão declarado que foi eleito para a presidência no ano passado com a ajuda de eleitores evangélicos, afirmou que se preocupa com as crianças, cuja proteção, ressaltou, foi consagrada na Constituição.
A discussão sobre a chamada ideologia de gênero também gerou reações em São Paulo, onde o governador João Dória – possível rival de Bolsonaro nas eleições presidenciais de 2022 – ordenou o recolhimento de livros didáticos que tratavam do assunto na rede estadual de ensino, informou a GloboNews.